segunda-feira, 24 de junho de 2019

Faltam 156 médicos nos postos de saúde de Fortaleza

Para garantir atendimento regular nas unidades básicas, a Capital precisa de, pelo menos, 467 médicos. Hoje há 311, sendo 147 ainda remanescentes do Mais Médicos

Consultas pendentes. Procedimentos em espera. Ninguém sabe ao certo quando, finalmente, vai ter médico no posto de saúde. Problema crônico que perdura nas unidades básicas de saúde de Fortaleza. Se parte dos 113 postos, hoje, conta com médico, diversos equipamentos localizados em áreas vulneráveis seguem sofrendo os efeitos da ausência sistemática desses profissionais. O ideal, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é que a Capital tenha 467 médicos nas unidades básicas. Hoje, com 311 profissionais, a cidade carece de outros 156 médicos.
No Posto Maria de Lourdes Jereissati, no bairro Jardim das Oliveiras, conforme uma agente de saúde (que não será identificada), três equipes estão sem médico há três anos. Na unidade, a doméstica Gilda Vieira relata que, em novembro de 2018, ela e o esposo fizeram exames, mas até agora não tiveram como mostrar os resultados a nenhum médico devido à ausência de profissionais no local.

Os impactos da carência de médicos são semelhantes no Posto Graciliano Muniz, no bairro Conjunto Esperança. "Ontem mesmo, eu cheguei antes do meio-dia e saí quase quatro horas da tarde e não tinha nem a enfermeira do acolhimento pra atender a gente. A moça do Same (Serviço de Marcação de Consultas e Exames) disse que não tinha médico. Não tem previsão de quando vão marcar médico, e eu estava sem a minha receita de saúde mental. E eu não posso ficar sem a minha medicação", contou a cabeleireira Ana Célia Carneiro, na quarta-feira (19). Na unidade, segundo uma funcionária (que não será identificada), há seis equipes e falta médico em uma.
Necessidade
A realidade é conhecida, principalmente entre os moradores das Regionais III, V e VI. Hoje, na equação para garantir médicos na atenção primária compondo as equipes da Estratégia de Saúde da Família - cujo atendimento está atrelado diretamente às demandas comunitárias -, Fortaleza tem 147 profissionais vinculados ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal.
Contudo, explica o coordenador das Redes d [ [fonte diário do nordeste ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 -------  BOM DIA HOJE UMA QUINTA FEIRA 25 DE FEVEREIRA  DE  2021 CMEMORA SE HOJE O DIA DA  Santa Valburga, que foi uma grande evangelizador...