Foto Agência Brasil |
A Justiça de São Paulo determinou a penhora de uma pick-up Toyota Hilux do ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), para pagar indenização por danos morais, no valor de R$ 38 mil, ao vereador de São Paulo Fernando Holiday (DEM), ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL). O vereador foi chamado "capitãozinho do mato", em dois momentos, por Ciro Gomes. A assessoria do pedetista afirma que ele vai recorrer da decisão.
"Imagina, esse Fernando Holiday aqui. O capitãozinho do mato, porque é a pior coisa que tem é um negro que é usado pelo preconceito para estigmatizar, que era o capitão do mato do passado", declarou o ex-candidato à Presidência da República em 2018 em entrevista à Rádio Jovem Pan, em junho daquele ano.
E completou: "Ele é um capitãozinho-do-mato nazista. Um camarada que chega na Câmara tem a obrigação que entender que 63% da população é negra como ele. E o que ele faz? Quer acabar com o Dia da Consciência Negra. É um traidor da negritude, um serviçal do branqueamento", afirmou o ex-ministro na entrevista.
Em fevereiro de 2019, Ciro foi condenado em primeira instância no processo no qual Fernando Holiday pede indenização por danos morais, e a execução provisória da sentença já havia sido autorizada em abril do ano de 2019. Como o valor não foi pago, a juíza Lígia dal Colleto Bueno, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível decidiu pela penhora.
A defesa de Fernando Holiday tem 10 dias para decidir se ele fica com o veículo ou o coloca em leilão. "A decisão reforça a gravidade da ofensa, que foi racista. Ele pensou que não ia dar em nada", disse o vereador. Já a assessoria de Ciro Gomes disse, ao Diário do Nordeste, que ele vai recorrer da decisão.
Com informações do Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário