sexta-feira, 29 de maio de 2020

Agricultor é preso em Acopiara por posse irregular de arma de fogo

Um agricultor de 44 anos foi preso na manhã de quinta-feira (28), no Sitio Logradouro dos Leites, região do Distrito de Luna, zona rural de Acopiara.

Uma equipe de policiais militares do Raio, chegaram até a residência do agricultor após receberem denuncias de que o homem comercializava armas de fogo.

No interior da residência, foi localizado uma espingarda calibre 36, com dois cartuchos intactos. 

O homem foi conduzido a Delegacia de Acopiara e autuado no Art.12 do Estatuto do Desarmamento – lei 10826.

Ceará confirma 37.954 casos de coronavirus e 25.766 recuperados da doença; óbitos chegam a 2.743

O número de casos confirmados da Covid-19 no Ceará, infecção causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), chegou a 37.954 mil, segundo a última atualização da plataforma IntegraSUS, administrada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), às 9h36 desta sexta-feira (29). Os casos fatais da doença contabilizam 2.743. 

Ainda de acordo com a portal, 25.766 mil pessoas se recuperaram do novo coronavírus em todo o Estado. A letalidade da doença é de 7,2%. O número de casos em investigação são de 46.707 e ao todo, 92.515 pessoas já foram testadas. 

Com informações do Diário do Nordeste.

Boletim epidemiológico do novo coronavirus (Covid - 19), em Catarina divulgado nesta quinta-feira, dia 28, pela Prefeitura Municipal de Catarina e Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhuma descrição de foto disponível.Fonte da Matéria: 

No Ceará, Salões de beleza poderão abrir as portas no início de junho; academias retornam no fim de julho

A abertura de serviços não-essenciais, como salões de beleza e academias, ocorrem em etapas distintas no plano de retomada das atividades econômicas e comportamentais, divulgado nesta quinta-feira (28), pelo Governo do Estado. Logo na fase de transição, que começa na segunda-feira (1º), e vai até o dia 7, cabeleireiros, manicures a barbearias poderão voltar a funcionar com 30% do trabalho presencial. 

Caso os indicadores do coronavírus se mantenham estáveis no Ceará, a mesma categoria poderá operar com 100% do trabalho presencial – porém, sem aglomerações – na terceira fase da retomada, prevista para ocorrer entre 6 e 19 de julho. 

Já no caso das academias, o retorno ao funcionamento deve acontecer na quarta e última fase do processo, no intervalo entre o dia 20 de julho e 2 de agosto. Caso, todas as demais fases ocorram sem adiamentos.

Os critérios e etapas da retomada foram apresentados no início da tarde pelo governador Camilo Santana, durante uma live transmitida através de rede social, com a presença do secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, o doutor Cabeto. 

Os critérios para a condução de cada fase levam em conta fatores como leitos, internações, óbitos e condições específicas de cada região ou cidade. O funcionamento de todos os setores dependerá do processo de monitoramento conduzido no Ceará. 

Com informações do Diário do Nordeste.

Igrejas poderão retomar atividades a partir de 22 de junho no Ceará

As atividades religiosas ocupam a segunda fase de retomada da economia e atividades comportamentais no Ceará. Assim, as Igrejas poderão reabrir as portas e realizar celebrações com 20% de sua capacidade no período entre 22 de junho e 5 de julho. Isso se as fases anteriores ocorrerem sem nenhum problema. O governador Camilo Santana (PT) deixou claro na live, nesta quinta-feira, 28, que se algo não sair como planejado tudo será reavaliado. Neste caso, as datas poderão sofrer alterações.

Os critérios e etapas da retomada foram apresentados no início da tarde desta quinta-feira (28), pelo governador Camilo Santana, durante uma live transmitida através de rede social, com a presença do secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, o doutor Cabeto.

Já na terceira fase do processo, que compreende o período entre 6 e 19 de julho, as celebrações religiosas poderão ocorrer com limitação de 50% da capacidade dos locais. Se nada acontecer que venha a mudar as datas, como ampliação de casos de Covid.

A quarta e última fase da retomada de atividades acontece no intervalo entre o dia 20 de julho e 2 de agosto. Somente então os eventos religiosos poderão ocorrer com 100% da capacidade, respeitando o protocolo baseado nos critérios para liberação. Isso se todas as fases anteriores forem seguidas sem nenhum retorno de crescimento da doença.

Os critérios levam em conta fatores como leitos, internações, óbitos e condições específicas de cada região ou cidade. Assim como nos demais setores, o funcionamento das Igrejas e demais templos religiosos dependerá do processo de monitoramento conduzido no Ceará.

Mulher de 103 anos vence o coronavirus e celebra com cerveja

Jennie Stejna lutou contra a Covid-19 durante cerca de três semanas. E assim que se livrou do vírus, decidiu comemorar da melhor maneira.

A sua família conta que a mulher de 103 anos foi detectada com o novo coronavírus no lar de idosos onde estava vivendo, nos EUA, e onde foram detectados outros 33 casos de infecção. As previsões nem sempre foram as melhores, dado que o vírus é, por norma, fatal em pessoas de mais idade.

A família da mulher afirma que ela é uma lutadora, mas conta que em certa ocasião lhe perguntaram se estava pronta para ir para o céu e que ela não hesitou em afirmar: “Claro que sim!”.

Mas tal não chegou a acontecer. A idosa venceu a doença e para celebrar os auxiliares do lar ofereceram-lhe uma cerveja fresca.

Segundo a família, beber cerveja e ver futebol é um dos hobbies de Jennie Stejna.


Com informações do Notícias ao Minuto.

Chega a 70 o número de casos confirmados de coronavirus em Acopiara

A cidade de Acopiara conta agora com 70 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do município, na tarde desta quinta-feira (28).

Destes, 45 casos se encontram na zona urbana, e 25 na zona rural. A ferramenta confirma 3 mortes pela Covid-19, e 17 pacientes recuperados.


Marcadores: 

Tauá tem 170 casos confirmados de coronavirus e 112 pacientes curados

A Secretaria de Saúde de Tauá divulgou na manhã desta quinta-feira, 28, a atualização do boletim epidemiológico, sobre a situação do Coronavírus no município.

O destaque fica para as alterações tanto no número de confirmados, que sobe de 152 para 170 e no número de curados, também subindo de 94 para 112. Já foram descartados 284 casos, mas 176 estão ainda como suspeitos.

05 pessoas estão internadas em tratamento, enquanto 47 fazem tratamento em seus domicílios.


Com informações do Blog do Edy Fernandes.

Ceará tem 37.821 casos de coronavirus e 24.979 recuperados; óbitos chegam a 2.733

O número de casos confirmados da Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus Sars-CoV-2 chegou a 37.821 no Ceará, de acordo com os dados da plataforma IntegraSUS, atualizados às 18h04 desta quinta-feira (28), pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Em comparação ao informe divulgado às 17h21 do dia anterior, foram 546 casos a mais. 

Já em relação ao número de óbitos causados da doença, foram contabilizados 2.733, 62 a mais que o número notificado ontem (27). Nem todos os casos e mortes, porém, foram registrados nas últimas 24h. Nesse informe há registros de dias anteriores que só foram confirmados agora. 

Os dados também mostram que 24.979 pessoas se recuperaram da Covid-19. Em comparação ao último informe do IntegraSUS, foram 63 pacientes a mais que receberam alta hospitalar ou ficaram livres da doença.

Com informações do Diário do Nordeste.

Moradores são beneficiadas com kits de limpeza em Acopiara

A Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Fábrica de Sabão Juá - de Juazeiro do Norte, realizou a distribuição de kits de limpeza para famílias do Sítio Vaca e famílias da comunidade de Sítio Baixo da Roça.
Esta ação tem como principal objetivo, contribuir com as famílias que se encontram em estado de vulnerabilidade social, durante a pandemia de Covid-19 (novo coronavírus).

Presídio de segurança máxima vira hospital de campanha para presos com coronavirus no Ceará

A pandemia do novo coronavírus fez com que a Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP) transformasse o primeiro presídio de segurança máxima do Estado, prestes a ser inaugurado, em hospital de campanha para tratar presos e presas que estão com a Covid-19. O sistema penitenciário cearense já tem 426 casos confirmados da doença e duas mortes.

O presídio de segurança máxima, localizado em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), estava previsto para ser inaugurado em fevereiro deste ano. Mas o atraso na entrega do equipamento veio a calhar com a pandemia, em março, e deu lugar à Enfermaria Máxima de Saúde - como é chamado o hospital de campanha pela SAP - com 190 vagas. O espaço, preparado para a custódia principalmente de líderes de facções criminosas, recebeu primeiro infectados pelo vírus, profissionais da saúde, camas hospitalares e medicamentos.

Segundo o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que integra o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Sistema Prisional, o Hospital Geral e Sanatório Penal Otávio Lobo foi desativado e toda a estrutura da unidade (equipamentos e profissionais) foi transferida para a Enfermaria da Unidade de Segurança Máxima, para isolamento dos internos contaminados e melhor acompanhamento pela equipe médica.

A SAP corroborou que "todo e qualquer interno ou interna com sintomas gripais, ou no processo de tratamento leve da Covid-19, passa pelo acolhimento de equipes multissetoriais na Enfermaria Máxima de Saúde". Segundo a Pasta, a unidade de saúde está "totalmente equipada e automatizada para o tratamento e cuidado com os casos suspeitos ou para tratamento de casos mais leves e moderados".

O Estado, com apoio do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), investiu R$ 28 milhões para erguer o presídio de segurança máxima, com área total de 7.273 m² e 104 celas. As obras começaram ainda em 2018. A unidade é considerada moderna, com amplo sistema de videomonitoramento e alarmes. Mas agora o equipamento não tem data para ser utilizado conforme a função original.

"O presídio de segurança máxima não será inaugurado enquanto durar a pandemia, porque está servindo de hospital de campanha para o sistema penitenciário", informou um membro do Comitê, que preferiu não se identificar.


Mortes

A segunda morte no sistema penitenciário cearense por Covid-19 foi confirmada pelo SAP. Uma detenta de 48 anos do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), localizado também em Aquiraz. A mulher apresentou sintomas no dia 1º de maio e foi isolada. Quando o quadro se agravou, ela foi transferida para o Hospital do Coração, em Messejana, onde estava respirando com ajuda de ventilador mecânico, mas morreu na última quinta-feira (21).

O primeiro caso com morte foi divulgado pela SAP em 28 de abril deste ano. Um interno da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL) II, em Itaitinga, identificado apenas pelas iniciais J.P.L.V., de 36 anos, morreu com dificuldades respiratórias, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Horizonte.

A reportagem apurou ainda que a SAP já realizou mais de 2,2 mil testes de Covid-19. Conforme o último boletim recebido pelo TJCE, do dia 21 de maio último, as unidades penitenciárias do Estado somam 426 casos da doença confirmados. Deste total, 225 são agentes penitenciários, 142 presos (entre homens e mulheres) e 59 servidores terceirizados. Há o registro ainda de 268 recuperações de infectados pela doença, das quais 180 são de policiais penais, 52 de detentos e 36 dos terceirizados.

O maior número de registros da Covid-19, 48, está na Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (destinada a presos do sexo masculino que são gays, travestis, bissexuais, idosos, cadeirantes ou respondem à Lei Maria da Penha), em Aquiraz. Depois, vem os dois presídios em que internos já morreram com a doença: o IPF, com 34 confirmações; e a CPPL II, com 22. Conforme a fonte do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Sistema Prisional, a SAP separa detentos com suspeita ou confirmação da doença em três níveis, para evitar a propagação do vírus: isolamento dentro dos presídios, em celas distintas, para aqueles que acabaram de ser detidos ou vieram do hospital; isolamento na Enfermaria Máxima de Saúde, para quem está com sintomas leves da Covid-19; e, em último caso, se o quadro for grave, transferência do preso para uma unidade de saúde pública.

A Secretaria da Administração Penitenciária não forneceu os números da Covid-19, ao ser demandada pela reportagem, mas garantiu que "os dados epidemiológicos do sistema prisional cearense são compartilhados com o Judiciário, Ministério Público e entidades de controle social". Em nota, a Pasta reforçou que "o banho de sol foi estendido de duas para três horas em todas as unidades prisionais, justamente para garantir maior absorção vitamínica da luz solar e um maior convívio social entre as pessoas privadas de liberdade". E ainda que "o Ceará foi o primeiro Estado da Federação a garantir uso de máscaras para todos os internos e internas".

Preocupação

A propagação da Covid-19 no sistema penitenciário cearense preocupa profissionais e familiares dos presos. O diretor financeiro do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp), Rafael Magno, revela que os policiais penais que estão afastados do trabalho por estarem em grupos de risco para contrair a doença (como idosos, diabéticos e doentes cardíacos) têm medo de serem chamados nas próximas semanas, diante da sinalização do Governo do Estado de flexibilizar o isolamento social.

De acordo com Magno, apesar do alto número de agentes penitenciários recuperados da infecção (cerca de 80%), a doença ainda impacta o trabalho da categoria: "o efetivo diminuiu por conta do número de agentes infectados, de agentes do grupo de risco afastados e de agentes que moram em outros estados e que foram transferidos para unidades prisionais mais próximas de seus estados de origem, o que comprometeu bastante alguns procedimentos".

A irmã de um detento, que preferiu não se identificar, revela que os familiares dos presos, em geral, estão angustiados com a propagação do vírus e a falta de notícia dos entes queridos, já que as visitas sociais estão suspensas e a troca de "cartas e-mails" entre o cárcere e a rua ainda gera desconfiança da autenticidade.

"Não sabemos de dados concretos. Aquilo que sabemos é por meio de advogados ou de familiares que estão sendo contactados por assistente social. Sobre a 'carta email', cada unidade faz de um jeito diferente. Em algumas unidades, enviam a foto da resposta com a letra do preso, já em outras apenas transcrevem a mensagem deixando os familiares na dúvida se realmente responderam. Os familiares de internos estão tendo seu direito de acesso à informação negado e tudo está sendo mantido em silêncio", reclama.


Com informações do Diário do Nordeste.

Homem é preso suspeito de matar ex-companheira dentro de carro em Juazeiro do Norte

Um homem foi preso suspeito de matar a ex-companheira momentos antes de ela desembarcar de um veículo de transporte por aplicativo, na manhã desta quinta-feira (28), em Juazeiro do Norte, no sul do Ceará.

Em depoimento, o motorista do veículo afirmou que estava finalizando a corrida da vítima, quando dois homens em uma motocicleta chegaram ao lado do veículo e ordenaram que ele saisse. Momentos depois, a passageira foi atingida pelos disparos e morreu no local.

Após buscas, o ex-companheiro da vítima, suspeito de cometer o crime, foi encontrado na zona rural do município e levado preso para a Delegacia da Defesa da Mulher de Juazeiro do Norte. O outro suspeito que conduzia a moto está sendo procurado.


Com informações do Diário do Nordeste.

Policia Civil realiza operação e prende 06 pessoas e apreende drogas e outros ilicitos em Tauá

A Policia Civil de Tauá, sob o comando do delegado regional, Gisleian Lima, realizou no final da tarde desta quinta-feira, 28, uma grande operação que resultou na prisão de várias pessoas e apreensão de grande quantidade de droga, aparelhos celulares, tablets e outros. Segundo o delegado, 06 pessoas adultas e um adolescente estavam associadas para a prática do tráfico de droga, com atuação no bairro Bezerra e Sousa. A Policia recebeu uma denúncia sobre os atos elícitos e começou a fazer um trabalho de inteligência, chegando ao casal Antonio Cleiton Rodrigues Teixeira e Maria Solange Oliveira, que contava com a ajuda de Sara de Sousa Bezerra, para fazer a distribuição da droga.

Em uma segunda residência a policia chegou até Regivana Varelo de Sousa, conhecida como Vandinha, Antonio Joab da Silva Mourão, Antonio Fernandes Varelo da Silva e um menor de 17 anos. No local foram encontrados os aparelhos celulares, dinheiro em espécie e uma quantidade de droga.

No total foi apreendida a quantia de um pouco mais de 06 mil reais, 600 gramas de droga já acondicionada para venda, balança de precisão, cartões bancários, aparelhos celulares, tablets e outros.

As seis pessoas foram autuadas por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores. O menor foi ouvido e liberado.

A cobertura completa da operação e com entrevista com o delegado regional, Gisleian Lima, você acompanha nessa sexta-feira, 29, no programa RCI em Noticias, da Rádio Cultura, a partir das 06h da manhã.


Repórteres Edy Fernandes e Flaviano Oliveira

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Aposentado de 75 anos se recupera do coronavirus e recebe alta de hospital em Fortaleza

Uma orquestra de aplausos se formou no meio do corredor do Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura, o Frotinha do Antônio Bezerra, em Fortaleza, quando o aposentado José Ernane Pedrosa, de 75 anos, deixou a unidade, após sete dias internados.José Ernane chegou a pedir a filha para não ser deixado no hospital — Foto: Arquivo Pessoal Ele teve alta hospitalar após ser diagnosticado com a Covid-19. O idoso chegou a iniciar o tratamento em casa com medicação depois de uma consulta no posto de saúde, mas, devido à falta de ar, precisou ser hospitalizado.

O Ceará ultrapassou a marca de 37 mil casos de Covid-19 e registrou 2.603 óbitos pela doença. Todos os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) já registram mortes confirmadas em decorrência da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A área compreende, além da capital cearense, mais 18 cidades.

Na porta da unidade de saúde, José Ernane estampou um sorriso diante do diagnóstico de recuperação e pelo fato de poder voltar à família. “Se cuide, saúde para o senhor”, eram os desejos ouvidos durante a saída do aposentado do hospital, como forma de comemoração e de marco de mais um vencedor em Fortaleza.

“Nós só recebemos o diagnóstico realmente quando meu pai já estava internado, na verdade. A gente notou os sintomas e ele foi medicado em casa primeiramente. Levamos no posto e no sexto dia ele já tinha feito a primeira fase da medicação. Mesmo assim, depois disso ele já começou com a falta de ar”, explica a filha do idoso, Maria do Socorro. Segundo ela, após a piora ele foi encaminhado ao tratamento no Frotinha, onde foi internado no dia 20 de maio. A partir daí, a preocupação veio ainda mais forte.

Ela conta, inclusive, sobre a sensação difícil ao ver o pai ficar internado para o tratamento. Foi na unidade de saúde onde ela e outros familiares foram comunicados da necessidade de o pai se tratar fora do ambiente domiciliar. “Ele chegou a me pedir que não ficasse no hospital. Disse: ‘minha filha, não me deixe aqui sozinho’. E nessa hora você não sabe o que fazer, né? Mas, claro, a gente se vê obrigado a deixar porque, afinal de contas, a gente estava lutando pela vida do meu pai”, conta com a voz embargada, ao se emocionar com o resultado do esforço.

Dos dias em que o pai esteve ausente, Maria do Socorro lembra da saudade e da necessidade de boas notícias para os que estavam apenas esperando o retorno do patriarca da família. Ela explica que as noites eram os momentos mais delicados dessa etapa. “Nossa sensação em casa era a pior possível, a pior que se possa imaginar. Passar por tudo isso foi muito difícil”, revela, ao lembrar do diagnóstico oficial.

Depois dos sete dias de acompanhamento com profissionais de saúde, Maria do Socorro conta que o pai deve continuar o isolamento em casa, apesar de já ter tido alta hospitalar. Apenas um dos familiares deve proceder com os cuidados diários dele, que já vive com a esposa, dona Iraci. Ainda nesta última quarta (27), ele já pôde tomar sol no quintal da residência. Para Maria, um verdadeiro alívio se faz presente ao vê-lo retomando, aos poucos, a rotina.

“Aqui em casa, graças a Deus, mais ninguém sentiu sintoma até então, mas seguimos nos cuidando”, alerta. Agora, o que fica é o agradecimento pela vitória conta a Covid-19. “Queremos muito agradecer a Deus pela recuperação e aos profissionais do Frotinha, pelo médico que cuidou dele diretamente, por tudo que fizeram por nós”, finaliza.

Com informações do G1 Ceará.

Mecânico é preso em Acopiara após ameaçar a ex-mulher

Um mecânico foi preso pela Policia Militar na tarde desta última quarta-feira (27), por volta de 15h30min, após ameaçar a ex-mulher. O caso aconteceu no Bairro Nova Acopiara.

O homem foi conduzido a Delegacia Municipal de Polícia Civil de Acopiara e autuado em flagrante por ameaça.

É a quarta vez que o mecânico é preso por crime de violência doméstica contra mulher.

Retomada da economia no Ceará deve ter início no dia 8 de junho, com sete dias de transição

O governador Camilo Santana anunciou que o plano de reabertura da economia cearense será anunciado hoje, com "a previsão de retomada gradual e responsável de algumas atividades, e em algumas regiões". A retomada, contudo, não deverá ser imediata, com o Governo do Estado estabelecendo um período de sete dias de transição para que alguns setores da economia possam voltar às atividades. Essa fase de mudança contaria com uma nova prorrogação do decreto de isolamento social e com análises dos indicadores relacionados aos casos do novo coronavírus no Estado.

Sendo assim, o início da reabertura da economia no Estado, previsto inicialmente para o dia 1º, deverá acontecer no dia 8 de junho, considerando a melhora dos indicadores da área da saúde relacionados a contaminações, internações e óbitos causados pela covid-19.

Além disso, uma fonte que participou da reunião entre a equipe do Governo e empresários sobre o plano disse que os setores liberados serão acompanhados das cadeias produtivas, o que deverá dividir os segmentos da economia.

Entre os negócios que poderão operar na primeira fase do plano de reabertura estão salões de beleza e barbearias; indústrias de confecção e toda a cadeia produtiva relativa, como comércios relacionados ao segmento; empresas da construção civil, comércio de material de construção, imobiliárias, e empresas de locação de imóveis; além da indústria do couro e a cadeia produtiva referente a este segmento.

O anúncio do plano de reabertura deverá ser feito pelo governador Camilo Santana ainda na manhã desta quinta-feira (28), segundo a fonte ouvida pela reportagem. O plano deve ter quatro fases.

Comércio

Sobre o retorno das atividades do comércio, que deverá ser liberada apenas em etapas posteriores, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Freitas Cordeiro, disse estar insatisfeito, mas considerou a medida como positiva. Segundo Cordeiro, é importante ressaltar que algumas empresas poderão abrir já na primeira fase da operação.

Contudo, ele afirmou não concordar com o plano que separa a abertura do comércio por segmento e defende que o projeto contemplasse todo o setor de uma vez só. "Para a FCDL, é claro que o material do Governo é muito técnico, muito bem feito, mas é muito complicado. Não é disso que precisamos. Precisamos de mais objetividade", disse.

Saúde

Em publicação nas redes sociais, o governador Camilo Santana voltou a reforçar a importância das medidas de isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus no Ceará. Ele ainda ressaltou que todas as decisões do Estado estão sendo guiadas pelas análises dos especialistas da área da saúde.

"Reafirmo que todas as medidas são respaldadas por estudos e avaliações de nossa equipe de profissionais de saúde, que continuará acompanhando, dia a dia, a evolução dos números, e nos orientando em todas as tomadas de decisão. Vidas em primeiro lugar", destacou o governador Camilo Santana.

Construção

Já o empresário da construção civil e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), André Montenegro, disse que recebeu a notícia da prorrogação do decreto com a previsão de afrouxamento das regras para determinados segmentos da economia de forma positiva.

Segundo conversas com empresários do setor, Montenegro confirma que a perspectiva é que o Governo do Estado prorrogue o decreto de isolamento social no próximo dia 1º de junho, mas liberando alguns setores da economia em seguida.

Com informações do Diário do Nordeste.

CE-176 é liberada no Município de Arneiroz após horas de interdição

Foi liberada na noite dessa quarta-feira, 27, a CE-176, à altura da localidade de Saco da Serra, no município de Arneiroz. A rodovia estava interditada desde o inicio da tarde quando um caminhão tanque da empresa Postos Jardins, não conseguiu subir a ladeira e ficou atravessado no meio da pista. No local se formou um longo engarrafamento e ainda foi improvisado um desvio que serviu para alguns veículos passarem. Já no período da noite com a ajuda de máquina retroescavadeira o caminhão foi retirado e a pista liberada para o tráfego normal.

Repórteres Edy Fernandes e Flaviano Oliveira

Sobe para 65 o número de casos confirmados de coronavirus em Acopiara

A cidade de Acopiara conta agora com 65 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do município, na tarde desta quarta-feira (27).

Destes, 41 casos se encontram na zona urbana, e 24 na zona rural. A ferramenta confirma 3 mortes pela Covid-19, e 13 pacientes recuperados.

Ceará confirma 2.671 óbitos por coronavirus, e mais de 37,2 mil casos da doença

Chegou a 2.671 o número de mortes por Covid-19 no Ceará, enquanto os casos confirmados da doença subiram para 37.275. Os dados foram informados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), através da plataforma IntegraSUS, em atualização feita às 17h21 desta quarta-feira (27). 

Ao todo, foram 68 óbitos e 254 casos a mais que o divulgado às 17h43 do dia anterior. A letalidade da doença, no momento, é de 7,2%. 

Os números apresentados pela Secretaria da Saúde fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, o que não corresponde necessariamente à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente. 

Fortaleza se mantém como a cidade com maior circulação do novo coronavírus, acumulando 20.939 casos e 1.783 óbitos pela doença. Em seguida vêm Caucaia e Sobral, que contabilizam 1.259 e 1.170 casos, respectivamente. 

Os dados também mostram que 23.890 pessoas se recuperaram da Covid-19 até então.

Com informações do Diário do Nordeste.

Decreto de isolamento será prorrogado mais uma vez no Ceará com previsão de retomada, afirma Camilo Santana

Tendo a validade do atual decreto de isolamento social até o domingo (31), o governador Camilo Santana já anunciou que irá prorrogar de novo o decreto de isolamento no Ceará. Dessa vez, o chefe do Executivo afirmou que haverá uma retomada gradual da economia. A confirmação veio através de um post na conta oficial de Camilo em uma rede social. Contudo, não foi especificada a data limite da nova postergação. 

Segundo o governador, a decisão foi tomada para garantir o retorno às atividades econômicas de forma "responsável". O isolamento social vem sendo apontado pelo Estado e pela Organização Mundial da Saúde como o método mais indicado para evitar a propagação do novo coronavírus.

"Deixo claro que prorrogarei o atual decreto de isolamento social do estado, tão importante nesse enfrentamento ao coronavírus, mas com a previsão de retomada gradual e responsável de algumas atividades, e em algumas regiões", disse.

Camilo voltou a ressaltar que todas as medidas tomadas pelo Estado seguem as orientações dos especialistas da área da Saúde. 

"Reafirmo que todas as medidas são respaldadas por estudos e avaliações de nossa equipe de profissionais de saúde, que continuará acompanhando, dia a dia, a evolução dos números, e nos orientando em todas as tomadas de decisão. Vidas em primeiro lugar", disse o governador. 

Com informações do Diário do Nordeste.

Ônibus vindo de São Paulo com mais de 25 infrações de trânsito é apreendido no interior do Ceará

Fiscais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apreenderam, nesta quarta-feira (27), na BR-116, em Brejo Santo, um ônibus clandestino que vinha de São Paulo com 20 passageiros.

O veículo apresentava problemas no para-brisa, tinha mais de 25 infrações, sendo na maioria por excesso de velocidade e ainda transportava uma motocicleta no bagageiro, o que é probido pela legislação federal.

Segundo a ANTT, durante a abordagem o motorista informou que recentemente o ônibus foi surpreendido por bandidos numa tentativa de assalto e por isso o para-brisa estava danificado, contudo outros problemas foram identificados no veículo como ausência de step, extintor de incêndio vencido, falta de dois martelos nas saídas de emergência, sem seguro de responsabilidade civil, tacógrafo vencido e o motorista não possuía curso específico para conduzir passageiros.

A multa por realizar transporte clandestino de passageiros é de R$ 7.800,00 além do infrator arcar com todas as despesas de guincho, pátio, alimentação e hospedagem dos passageiros até o destino final. Além disso, o transporte de produtos perigosos, como gasolina, coloca em risco os passageiros. 

Todos os ocupantes do veículo foram levados para o terminal rodoviário da cidade de Brejo Santo e o ônibus foi levado para pátio credenciado da ANTT, onde ficou retido.

Com informações Diário do Nordeste.

Shows da Expocrato 2020 não acontecerão em julho; comitê estuda nova data para exposição de criadores

As apresentações musicais da 69ª Expocrato 2020, agendadas de 12 a 19 de julho de 2020, não ocorrerão mais nas datas programadas. Em virtude da pandemia da Covid-19 e dos cuidados à não realização de eventos e aglomerações conforme orientação das autoridades de saúde do Governo do Ceará, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Prefeitura do Crato comunicaram a não realização da Exposição Agropecuária do Crato nas datas previstas. A decisão foi tomada na terça-feira (26), pelo Comitê Gestor da Expocrato.

De acordo com a SDA, o Comitê gestor determinou a avaliação para as próximas semanas das ações de combate a pandemia e marcou, para 15 de junho, um encontro para reavaliar uma nova data para a 69ª Expocrato. Anualmente, o evento acontece em duas frentes: a exposição de criadores de animais e o Festival musical.

A produtora Multi Entretenimento, responsável pelo casting de artistas da programação da Expocrato 2020, informou em nota que ficou impossibilitada de realizar a edição de 2020 do evento por conta da pandemia. Nomes nacionais como Anitta e Gusttavo Lima já foram atrações do Festival.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará concentra quase 10% dos casos de coronavirus do Brasil

Foto Helene Santos
O Ceará concentra 9,4% dos casos confirmados de Covid-19 no Brasil, o terceiro maior índice de infectados do país. Os números são da plataforma IntegraSUS, através de um painel elaborado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

A liderança é de São Paulo (21,8%), seguido por Rio de Janeiro (10,1%). No Nordeste, o percentual dos demais oito estados é: Alagoas (1,8%), Bahia (3,7%), Maranhão (6,6%), Paraíba (2,3%), Pernambuco (7,3%), Piauí (1%), Rio Grande do Norte (1,4%) e Sergipe (1,5%).

Até o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesa), às 17h21 desta quarta-feira (27), o Ceará somava 37.275 infectados, com 2.671 óbitos. O índice mais alarmante, no entanto, é o de incidência da doença: 405,4 testes positivos para cada 100 mil habitantes.

O quesito considera a propagação do novo coronavírus no âmbito da população - atualmente há nove milhões de residentes no Estado. Assim, a taxa estadual é superior as de Minas Gerais (35,5), São Paulo (187,3) e Rio de Janeiro (231,8), estados mais populosos do território nacional.

No ranking, a localidade é a 5ª em incidência, atrás de quatro unidades federativas do Norte: Amapá (823,8), Amazonas (770,9), Acre (542,1) e Roraima (426,4). O menor montante é encontrado no Paraná, com 30,7.

Estados com maior percentual de casos do Brasil:

São Paulo - 21,8%

Rio de Janeiro - 10,1%

Ceará - 9,4%

Amazonas - 8,1%

Pará - 7,6%

Com informações do Diário do Nordeste.

quarta-feira, 27 de maio de 2020 Catarina chega ao 5º dia sem casos registrados do novo coronavírus (Covid 19)

Catarina chega ao 5º dia sem casos registrados do novo coronavírus (Covid 19)A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto e hoje mais 2 pacientes recuperados receberam alta médica; boletim epidemiológico divulgado na tarde desta quarta-feira (27), pela Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Catarina.A imagem pode conter: texto[ FONTEBLOG DIOMAR ARAUJO]

Quixadá: Jovem é executado a tiros dentro do banheiro no Residencial Rachel de Queiroz

Um homicídio a bala foi registrado  na madrugada desta quarta-feira (27), no Residencial Rachel de Queiroz, em Quixadá.

Segundo informações do repórter policial Washignton Luiz “O Caveirão”, o crime aconteceu por volta de 00h, na rua 5 do Residencial Rachel de Queiroz, quando elementos armados invadiram a casa da vítima, identificado como “Jean Siboy”, que ainda tentou correr e se esconder no banheiro da residência mas acabou sendo executado com vários tiros.

A morte de Jean causou comoção e indignação nas redes sociais, uma vez que o mesmo coordenava um fã clube do cantor Batista Lima.

A Polícia Civil e Polícia Militar estiveram no local do crime enquanto aguardavam a chegada da Perícia Forense que encaminhou o corpo do rapaz ao IML para realização dos devidos procedimentos. O crime será investigado pela Delegacia Regional de Quixadá.

Com informações do Monólitos Post.

Violência explode no mês de maio na Grande Fortaleza com mais de 200 assassinatos

A violência armada na Grande Fortaleza neste mês de maio, acelerada pela guerra entre facções criminosas e a redução de policiais militares e civis nas ruas por conta da pandemia do coronavírus, elevou as estatísticas do crime na região e deixou em 26 dias do mês mais de 200 mortos. Pessoas que foram assassinadas, em sua maioria, ao serem atingidas por disparos de armas de fogo. O número exato de vítimas dos homicídios, latrocínios e feminicídios é 209.
Somente na Capital cearense, entre os dias 1º e 26 de maio, nada menos, que 120 pessoas foram mortas. Nos demais Municípios da Grande Fortaleza ocorreram outros 89 casos. Os bairros mais atingidos pela pandemia da bala neste maio foram Bom Jardim, Messejana, Jangurussu, Barra do Ceará, Mondubim, Henrique Jorge e Siqueira. Somente nestes seis bairros, 35 pessoas foram executadas em 26 dias.

Já na Região Metropolitana, os assassinatos com maiores registros aconteceram em Caucaia (23), Maranguape (17), Aquiraz (8) e Maracanaú (7), além de Itaitinga (6), totalizando 61 dos 89 casos ocorridos no cinturão metropolitano.

Mortos dentro de casa

A guerra das facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE) continua sendo a causa maior da explosão dos índices de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs) neste período de pandemia no estado. Não bastassem os crimes ocorridos nas ruas, tornaram-se corriqueiros no cenário da violência armada na Grande Fortaleza os assassinatos ocorridos dentro de residências.

Bandidos não mais esperam ou armam tocaias e emboscadas para suas vítimas nas ruas, agora estão invadido as residências e eliminando as pessoas que estão em seus lares até mesmo dormindo.

Foi o que aconteceu na primeira chacina do ano ocorrida na madrugada do último dia 14, quando quatro jovens, com idades entre 18 e 21 anos, foram assassinados quando dormiam dentro de uma casa na localidade de Ilha, na cidade de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os mortos foram identificados como Sebastião Rodrigo Cavalcante Barbosa, 19; Antônio Henrique Costa Braga, 18; e os irmãos Nardiel e Nardilan Moreira Marques da Silva, de 21 e 20 anos, respectivamente.

Assim também aconteceu na manhã do dia 13, no bairro Granja Portugal, quando bandidos armados invadiram uma casa situada na esquina das ruas José Abílio e Bragança e mataram com vários tiros de pistolas o jovem Galdino de Sousa da Silva, 21 anos; e o adolescente Fabrício Silva Rabelo de Sousa, 17 anos.

No bairro Novo Parque Iracema, em Maranguape, criminosos invadiram um salão de beleza na manhã do dia 6 último e assassinaram, a tiros, a adolescente Vitória Tatyra Aragão da Silva, 13 anos; e o amigo dela, o jovem Josué Ramos de Almendra, 19.

Da mesma forma, no dia 9, criminosos arrombaram as portas de uma casa na localidade de Gameleira, em Horizonte, e fuzilaram José Ronielly Lucemberg da Silva, 27 anos; e Francisco Narcísio da Silva Gildo, 24.

Também no Interior

Esse mesmo tipo de execução sumária, dentro de residências, também tem se registrado no interior do estado. 

Foi o que aconteceu, por exemplo, na madrugada do dia 2 de maio último, no Sítio Panelas, situado na zona rural do Município de Acopiara (a 340Km de Fortaleza), quando bandidos invadiram uma propriedade rural e foram até a casa do dono da terra, o agropecuarista Antônio do Ó Araújo, 53 anos de idade, que acabou sendo morto a tiros juntamente com a esposa, a professora Maria de Fátima da Silva, 50 anos; e a filha do casal, a jovem Graciele da Silva Araújo, 25. Todos receberam tiros na cabeça e nas costas, numa tripla execução sumária.

E na madrugada do dia 16 último, outro crime semelhante. Criminosos atacaram uma residência na Vila Graci, no Município de Barreira (75Km de Fortaleza), e mataram três jovens. Evelize da Costa Ferreira, Maria Vitória Lima pereira e Denise Santos Sousa, todas com 24 anos de idade, estavam dormindo quando foram covardemente assassinadas com tiros na cabeça, sem nenhuma chance de defesa.

Com informações do Ceará News .

 -------  BOM DIA HOJE UMA QUINTA FEIRA 25 DE FEVEREIRA  DE  2021 CMEMORA SE HOJE O DIA DA  Santa Valburga, que foi uma grande evangelizador...