Choveu em pelo menos 60 cidades no intervalo entre as 7h de terça-feira (19), e as 7h desta quarta-feira (20), conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Ainda que o volume observado não tenha sido tão grande, as precipitações foram suficientes para amenizar o calor em algumas regiões cearenses.
As maiores precipitações foram em Pedra Branca (60 mm), Granja (50 mm), Iracema (42,4 mm), Pires Ferreira (33 mm), Piquet Carneiro (28 mm), Guaraciaba Do Norte (28 mm) e Monsenhor Tabosa (28 mm). Os dados do intervalo das últimas 24 horas ainda são parciais e devem ser atualizados o longo do dia.
Em Fortaleza choveu 23 milímetros no Posto Água Fria. A previsão da Funceme para capital é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva. À tarde e à noite, céu variando de parcialmente nublado a claro. A máxima esperada é de 31°C e a mínima de 25ºC.
Menos calor
As precipitações, apesar do pouco volume registrado, deixaram o clima mais ameno em algumas regiões. Na cidade de Pedra Branca, na Região Central do Estado teve temperatura mínima de 22ºC nesta terça. Segundo o do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima para o município nesta quarta deve ser de 21º C. A previsão para quarta no município é de tempo nublado com possibilidade de chuva isolada.
A previsão do órgão, para Granja, na Região Norte, é de tempo nublado a parcialmente nublado com chuva isolada e mínima de 19°C. Já para Iracema, no Vale do Jaguaribe é de céu nublado com chuva isolada. A mínima no município pode chegar até 22°C. Em Ubajara, na Região da Ibiapaba amanheceu com forte neblina. A mínima prevista para o município para esta quarta, segundo dados do Inmet é de 19ºC.
E por falar em frio, duas cidades cearenses ficaram entre as que registraram menor temperatura do Nordeste. São elas: Tauá com 20°C e Tianguá que chegou a registrar mínima de 19,7°C nos termômetros.
Previsão para o Ceará nos próximos dias.
Quarta-feira (20):
Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva nos litorais do Pecém e de Fortaleza e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, chuva isolada.
Quinta-feira (21):
Predomínio de nebulosidade variável com chuva isolada em todas as regiões.
Sexta-feira (22):
Predomínio de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões.
Situação dos açudes
O Estado está com 39 açudes sangrando e outros 56 reservatórios com volume acima de 90%. Os maiores açudes do Ceará, como por exemplo, o Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem 15,69% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 26,73% do volume máximo. E o Banabuiú está com 12,20%.
Com informações do G1 Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário