Foto: Wandemberg Belem |
A taxa de ocupação de leitos de UTI em Iguatu, que atende a região Centro-Sul do Ceará, cresceu nos últimos sete dias. As unidades dos hospitais São Vicente e Agenor Araújo registraram, na manhã desta terça-feira (22), lotação completa. Já o Hospital Regional de Iguatu chegou a 80%. Os dados são plataforma IntegraSus, da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado, atualizados às 10h desta terça-feira (22). O cenário traz preocupação para as autoridades sanitárias.O diretor do Hospital São Vicente, Márcio Rodrigues, observou que nos últimos cinco dias houve um crescimento de ocupação dos leitos de UTI.
A diretora do Hospital e Maternidade Agenor Araújo, Edeíza Ataliba, confirmou a ocupação total de leitos de UTI na unidade. “A preocupação para nós é considerável, mas para a população, infelizmente, não está nem aí”, pontuou. “As pessoas se comportam como nada estivesse acontecendo”. A prevalência de pacientes que entraram na UTI está acima dos 50 anos.
Há, no entanto, uma divergência entre os dados do IntegraSUS e o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Município, divulgado na noite desta segunda-feira (21). Conforme o boletim municipal, a ocupação é de 73,3% - de 22 dos 30 leitos de leitos de UTI disponíveis. A Prefeitura não explicou o motivo da divergência. A Secretaria da Saúde do município explicou, entretanto, que a ocupação das UTIs tem variação permanente, e que esse crescimento decorre do fato de que Iguatu não transfere mais pacientes para a região do Cariri e para Fortaleza. “Passamos a absorver os casos graves da Covid-19”, frisou o assessor técnico da secretaria de Saúde do Município, Rafael Rufino. “A nossa curva de hospitalização permanece estável”.Os novos casos confirmados subiram nos 21 dias deste mês em comparação a igual período do ano passado. Iguatu registrava, até esta segunda-feira (21) à noite, 3.173 diagnósticos positivos da Covid-19 e 78 óbitos, segundo dados são da Prefeitura, sendo 584 novos casos da doença e 11 mortes observados neste intervalo.
No período de 1º a 21 de agosto passado, Iguatu registrou 378 casos confirmados da Covid-19 e 11 óbitos. Quando comparado os 21 dias de ambos os meses, o aumento nos casos foi de 54%. O número de mortos pela doença se manteve no intervalo de dias comparado. Desde o início da pandemia, já são 2.797 infectados curados e outros 281 estão em isolamento domiciliar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário